O grupo não é existir sem mais nada

Não é dia sim, dia não

É feito em cada entrega alucinada

Para receber daquilo que aumenta o coração...

21 de novembro de 2009

35 Anos de História...o Mesmo Objectivo

Há 35 anos por iniciativa de um grupo de jovens seguidores de um mesmo ideal pensou-se na formação de um grupo em que os momentos de encontro fossem passados de uma forma diferente. Assim aconteceu, o grupo recebeu o nome de Mensageiros da Alegria.

Ao longo dos anos, tornou-se conhecido pelas acções que foi desenvolvendo na comunidade a nível religioso, cultural e social.

Quem não se recorda das festas no antigo asilo, do apoio que em colaboração foi dado a diversas famílias carenciadas da freguesia, da intervenção na nossa paróquia etc.

Por razões diversas, e com fim de se adaptar a novas realidades, integraram-se numa associação de jovens denominada “Vértice” fundada em 1989, sendo esta de âmbito nacional. Tem como principais objectivos o desenvolvimento de actividades sócio-culturais, educativas, científicas, religiosas artísticas e de intercâmbio para jovens.

Esta associação é composta por diversos núcleos, dispersos por todo o país e agregados por distritos. Os Mensageiros da Alegria são um deles, no entanto esta associação encontra-se em fase de extinção.

Por este motivo, encontramo-nos actualmente a construir uma associação juvenil, para que de futuro, este grupo possa continuar a desenvolver o bom trabalho que desenvolveu até este momento.

Com altos e baixos chegou aos dias de hoje. Conta com 34 elementos. Reúne todas as sextas-feiras ou sábados. Nessas reuniões promove-se a formação e o convívio dos seus elementos e programa-se actividades, onde o espaço de aprendizagem é constante.

Destas destacamos as que foram realizadas este ano, Presépio; Jantar de Natal; Cantar dos Reis; Adoração ao Santíssimo; Mini-Campo; Passeio a Guimarães; etc.

3 comentários:

  1. Realçando a longevidade deste grupo, envio uma saudação especial para todos os que por ele passaram e para todos os jovens que dele fazem parte actualmente.Nos anos oitenta acompanhei as actividades do grupo, na qualidade de coordenador das actividades paroquiais de âmbito social e caritativo no concelho de Penacova, trabalho apoiado pela Cáritas de Coimbra. Mais tarde estive na comemoração dos 25 anos do Grupo.Algumas amizades me ficaram desses tempos.
    Parabéns Mensageiros da Alegria!

    David Almeida

    ResponderEliminar
  2. O blogue PENACOVAONLINE está disponível para divulgar as actividades do Grupo. Podem contactar através do e-mail: cyber.org@sapo.pt

    ResponderEliminar
  3. Como já vai longe no tempo e tão perto no coração os 35 anos do inicio do M.A.! Momentos inesqueciveis passados neste grupo, amizades que nunca mais se vão esquecer. Creio que a minha passagem pelo M.A., moldou um pouco a minha forma de ser, com os meus defeitos e as minhas virtudes, mas sempre M.A., sempre a ver o Jovem, como alguém que precisa continuamente de apoio, carinho, amizade, compreensão, eu também precisei, (e preciso) de tudo isso.
    Um abraÇo para todos os M.A., eu fui, sou, e serei sempre um M.A.. Manuel Costa

    ResponderEliminar