O grupo não é existir sem mais nada

Não é dia sim, dia não

É feito em cada entrega alucinada

Para receber daquilo que aumenta o coração...

10 de janeiro de 2012

Presépio Vivo

Este ano o Grupo de Jovens Mensageiros da Alegria inspirado pelo tema do Secretariado Diocesano: “A constelação da alegria - seremos luz!”, trouxe até vós um Presépio um pouco diferente do habitual, procurando levar cada visitante a um encontro único e especial com Jesus Cristo nascido, através do percurso atribulado da vida de um jovem.
Tal como as constelações são formadas por várias estrelas, também a nossa Vida e aquilo que somos é fruto das várias vivências que experienciamos. Ao longo do Presépio encontraram uma gradação na intensidade da luz. Assim, enquanto que nas primeiras cenas, a luz ainda era ténue porque as situações representadas estavam envoltas em algum dramatismo e pessimismo, à medida que a proximidade da gruta se avizinhava, a intensidade da luz ia sendo cada vez maior.

Primeiramente, assistiu-se a uma discussão familiar onde viram toda a família em sobressalto. Os motivos podem ser variados e coube a cada visitante construir a sua própria análise através da história proposta.
Numa segunda estação, encontraram o jovem que, levado pela revolta, decidiu sair de casa. Nem sempre ouvir o que os outros têm para dizer é fácil e, por vezes, a solução lógica parece ser virar as costas.

Na terceira estação depararam-se com um jovem que deambulava pela rua. Sem objectivos, descrente e desesperado, afastou-se de tudo e todos e optou por um caminho de solidão. Todos, com certeza, já passaram por momentos em que a solidão parece querer absorver-nos, mas fomos chamados à razão por pequenos gestos, pequenos sinais de luz e de amor que nos mostram que Deus existe e que vale a pena acreditar. 

Também este jovem começou a ver um rumo para a sua vida quando, na quarta estação se reencontra com os pais. Não há palavras que descrevam este amor infinitamente belo e gratuito que é o de um pai por um filho. 

Finalmente, o reencontro de uma família, agora completa, com Jesus Cristo, nascido numa simplicidade tal, capaz de, só por si, aquecer corações e mudar mentalidades. 
O desejo do Grupo é que cada um de vós tenha vivido também este Natal em plenitude com Deus e com o Seu Filho.

Obrigado a todas as pessoas que colaboram com o Grupo, para que fosse possivel levar a cabo este projecto.
Um Bem Haja

Sem comentários:

Enviar um comentário