O grupo não é existir sem mais nada

Não é dia sim, dia não

É feito em cada entrega alucinada

Para receber daquilo que aumenta o coração...

17 de janeiro de 2012

Cantar dos Reis

“Boas Festas, Boas Festas,
Aqui haja neste dia,
Que manda o menino Deus,
Filho da Virgem Maria”…

Foi ao som dos tradicionais cantares do Dia de Reis que o Grupo de Jovens Mensageiros da Alegria saiu à rua, no passado dia 7 de Janeiro. Vestidos a rigor e devidamente apetrechados com os instrumentos musicais, espalharam pelas ruas os sons quentes das suas vozes, levando a alegria e a boa disposição às casas por onde passaram. Foi, sem dúvida, um dia muito bem passado e regado com a “boa pinga” característica das adegas da freguesia.




10 de janeiro de 2012

Presépio Vivo

Este ano o Grupo de Jovens Mensageiros da Alegria inspirado pelo tema do Secretariado Diocesano: “A constelação da alegria - seremos luz!”, trouxe até vós um Presépio um pouco diferente do habitual, procurando levar cada visitante a um encontro único e especial com Jesus Cristo nascido, através do percurso atribulado da vida de um jovem.
Tal como as constelações são formadas por várias estrelas, também a nossa Vida e aquilo que somos é fruto das várias vivências que experienciamos. Ao longo do Presépio encontraram uma gradação na intensidade da luz. Assim, enquanto que nas primeiras cenas, a luz ainda era ténue porque as situações representadas estavam envoltas em algum dramatismo e pessimismo, à medida que a proximidade da gruta se avizinhava, a intensidade da luz ia sendo cada vez maior.

Primeiramente, assistiu-se a uma discussão familiar onde viram toda a família em sobressalto. Os motivos podem ser variados e coube a cada visitante construir a sua própria análise através da história proposta.
Numa segunda estação, encontraram o jovem que, levado pela revolta, decidiu sair de casa. Nem sempre ouvir o que os outros têm para dizer é fácil e, por vezes, a solução lógica parece ser virar as costas.

Na terceira estação depararam-se com um jovem que deambulava pela rua. Sem objectivos, descrente e desesperado, afastou-se de tudo e todos e optou por um caminho de solidão. Todos, com certeza, já passaram por momentos em que a solidão parece querer absorver-nos, mas fomos chamados à razão por pequenos gestos, pequenos sinais de luz e de amor que nos mostram que Deus existe e que vale a pena acreditar. 

Também este jovem começou a ver um rumo para a sua vida quando, na quarta estação se reencontra com os pais. Não há palavras que descrevam este amor infinitamente belo e gratuito que é o de um pai por um filho. 

Finalmente, o reencontro de uma família, agora completa, com Jesus Cristo, nascido numa simplicidade tal, capaz de, só por si, aquecer corações e mudar mentalidades. 
O desejo do Grupo é que cada um de vós tenha vivido também este Natal em plenitude com Deus e com o Seu Filho.

Obrigado a todas as pessoas que colaboram com o Grupo, para que fosse possivel levar a cabo este projecto.
Um Bem Haja

Sazes e Figueira de Lorvão têm novo pároco

Ontem, dia 8 de Janeiro, o Padre Laudo Corrêa acumulou a paroquialidade de Sazes e de Figueira de Lorvão, continuando a acompanhar pastoralmente as comunidades de Penavova, Carvalho e Friúmes, no arciprestado de Penacova.
 A apresentação do novo pároco a estas comunidades foi conferida pelo Vigário Episcopal para a Região Pastoral Centro, Cónego Sertório Martins, durante as Eucaristias, nas duas paróquias (14h00 e 16h00, respectivamente), presididas pelo novo pároco e também concelebrada pelo padre Luís Costa.
 Depois da leitura do “decreto de nomeação”, promulgado pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, o Vigário Episcopal dirigiu uma “fraterna saudação” a todos os cristãos que participaram na celebração. E, numa sucinta apresentação do Padre Laudo Corrêa, apontando “as qualidades humanas e cristãs”, sublinhou o seu trabalho pastoral noutras paróquias e em movimentos apostólicos.
 “Ser padre não é uma tarefa fácil”, afirmou o Padre Laudo nas mensagens que dirigiu às respectivas comunidades, depois de saudar os cristãos e autoridades presentes nas cerimónias de posse realizadas em Sazes e Figueira de Lorvão. Salientando que para ser padre “é necessário deixar tudo e entregar-se completamente nas mãos do Senhor pela vocação, força e fé, muita fé”, o sacerdote lembrou que “o padre é um ser humano sujeito a tentações, fraquezas e também emoções e sentimentos. É claro que, em alguns casos, nem sempre os limites humanos são superados, mas a graça divina e a oração constante são a melhor ajuda para os momentos de dificuldade.”
 E acrescentou: “o Padre não é o caminho, mas sim uma seta ou sinal, que aponta o verdadeiro Caminho que é Cristo Jesus. E neste sentido, ser uma seta ou sinal a indicar o Caminho, a Verdade e a Vida é, antes de mais nada, testemunhar com a própria vida o Evangelho de Jesus. Eis a minha vida sacerdotal entregue a estas comunidades! Não vim para ser servido, mas sim para, em configuração com Cristo, servir a todos de uma forma simples e generosa e, acima de tudo, com muito amor,”afirmando ter “consciência e plena convicção da missão que me é confiada, pois conheço bem a realidade e os desafios que tenho pela frente nestas Comunidades Paroquiais”.
 Dizendo querer “ser um bom pastor”, o padre Laudo afirmou que obedecendo ao Plano Diocesano de Pastoral, “coloco-me à disposição das paróquias entregues à minha responsabilidade” e “em consciência e fiel à promessa de obediência ao digníssimo Bispo desta querida Diocese de Coimbra, vou procurar sempre a justiça e o bem da comunidade, visando sempre a humildade e a colaboração efectiva na busca do bem maior das pessoas que servimos”.
 Na sua mensagem, o sacerdote lembrou o seu antecessor, dizendo: “agradeço e louvo ao Deus-Filho, pela vida e ministério sacerdotal do Pe. Manuel Augusto Frade, pelo brilhante trabalho, que aqui desenvolveu durante um ano e um mês de missão, e que demonstrou na sua acção no amor e zelo por esta Igrejas Paroquial, nas suas dimensões: espiritual, pastoral e social. Envio-lhe um forte abraço como sinal da minha grande admiração, pelo testemunho de fé e agradeço a amizade e acolhimento que têm manifestado para comigo”.
No final, o novo Pároco, o Vigário Episcopal, os padres concelebrantes e elementos dos Conselhos Económicos e paroquianos assinaram a acta da “tomada de posse”, seguindo-se os cumprimentos e um momento de convívio.

7 de janeiro de 2012

O Presépio de Natal do Grupo de Jovens estará aberto amanhã a toda a Comunidade, ao contrário da informação partilhada no anterior post, das 17h às 18h, em virtude do horário excepcional da Eucaristia de Recepção ao novo Pároco.
Portanto, para quem ainda não teve oportunidade de ver o nosso Presépio, será amanhã, a última oportunidade que tem para o fazer.

Estão todos convidados a (re)visitar o nosso Presépio Vivo!!!!